Digressão a Trás-os-montes - Torre Moncorvo/Carviçais

(6,7 e 8 de Janeiro de 2012)

 

 

todmoncor2.jpg?1330963821772

foto junto à foz do rio Sabor (no rio Douro), com os nossos anfitriões (familia Povoa e a da Natalia) e os Portus87 e respectiva familia, com destaque para os 6 MiniPortus presentes (Rodrigo, Diogo, Bruno, João, Afonso e Vasco) - Grande Momento!

Digressão a Trás-os-montes inserida no programa de festas das "bodas de prata"... a caminho dos 25 anos!

... regresso às origens para uns, contacto com as coisas simples, e mais importantes, da vida para todos, em conjunto com a familia, a que está lá e a que está (sempre!) connosco, tudo muito bem inserido na equipa/espirito do Portus87 (claro, sentimos muito a falta do capitão João e mister Orlando)... foi afinal disso que se tratou este grande fim-de-semana bem diferente.

Depois de alguma (tradicional) confusão na hora de partida e de onde se iria jantar?, acabamos por parar em Vouzela, na Taberna do Lavrador. Póvoa, Zé e Tó Zé, e respectivas e filhos encontraram-se ainda na viagem e o Manel foi ter ao restaurante, 18 à mesa para começar em força! (destaque para a presença de 6 MiniPortus!, e mais as suas máquinas de jogos, mas também os bonecos de legos muito apreciados).

O Vieira com dor de dentes inspirava alguma preocupação... de resto tudo em forma, com a mais pequena Eva Maganete a brilhar... (sai ao pai a comer...).

E foi com esta despreocupação e tranquilidade (um bocadinho de frio e nevoeiro...) que chegamos tarde (pela uma hora) a Torre de Moncorvo/Carviçais, mas fomos recebidos calorosamente (em termos figurativos, mas também objectivos, que bem que soube aquele quentinho)... e toca a descansar (apesar das bocas tentadoras de alguns) que o dia seguinte prometia.

Tudo muito bem organizado, solteiros na casa em Moncorvo, mais o Póvoa para os controlar, casados em Carviçais, diga-se muito bem acomodados (até havia um poster, muito apreciado pelos miúdos, da conquista da taça do FCP em 1984).

Os mais corajosos (e pontuais!) e maiores de idade (>30!), participaram na "Matança do Porco", uma tradição local muito antiga, tal como é também a nossa equipa...

carv1.jpg?1330963898487

 

Até aí o Portus87 "não negou fogo", uns mais adaptados que outros, sempre seguindo as constantes orientações do Maganete, contribuimos para que se concretizasse mais uma vez essa tradição - as mulheres e os miúdos foram passear até à barragem.

Entretanto chegou o Abel com a familia e ainda assistiu à parte final, o que até incluiu uma aula de anatomia.

De seguida fomos recompensados com um fantástico almoço, e também bem regado, o que até entra um bocadinho em contradição com a próximidade do jogo, mas mais uma vez, com a capacidade de adaptação de cada um, fomos acomodando a comida e a bebida, com bom senso, e em nada prejudicou o jogo, como dizia alguém, se calhar até ajudou!

Para isso, foi essencial o passeio em caixa aberta na Bedford do pai do Póvoa, um must!, para a miudagem e não só! (tudo a cantar o hino do Portus pelas aldeias a fora... mais um momento para registo futuro!).

bedford.jpg?1330963945838

 

Chegamos então à tão aguardada hora do jogo, os MiniPortus presentes também entraram em campo, fizeram uns joguinhos antes e depois do nosso jogo.

Quanto ao jogo, foi mesmo a "a cereja encima do bolo", vitória por 5-2 num óptimo jogo amigável frente à A.R. Santo Cristo, que joga na 3ª divisão Nacional de futsal, em que fizemos uma excelente exibição, cheia de personalidade, com muita qualidade mas também muito solidária, marca do Portus87...conseguimos assim uma saborosa vitória, e claro directamente dedicada à melhor recuperação do capitão - ver crónica abaixo.

O jantar, como não poderia deixar de ser, foi a famosa "posta" (e estava muito boa!), e a assistir ao jogo Sporting-FCP, muita conversa e os tradicionais brindes, numa enorme mesa.

A noite, foi em Moncorvo, seguiu o espirito habitual, mas mais tranquila, foi um dia muito longo, mas claro muito convivio, conversa, copos e os brindes lá voltaram.

Na manhã de domingo, "os de Carviçais" foram acordar "os de Moncorvo", e houve muito "street soccer", com grandes e pequenos (a mostrar habilidades e carrinhos, já se sabe quem é o Mister dos miudos!) em animados meinhos na rua em frente da casa.

Para encerrar, almoçamos, junto à foz do rio Sabor, uns peixinhos do rio, em uma mais animada refeição, novamente numa enorme mesa com 26 pessoas (parecia um casamento diziam) e seguido de mais futebol (bola sempre presente!) e então as fotos finais e as despedidas, num até mais logo!

carv2.jpg?1330964058262

 

O regresso foi também tranquilo para todos... e foi assim, mais uma deslocação do Portus87, esta um pouco diferente!

A.R.Santo Cristo - 2 : Portus87 - 5

Pav. Torre de Moncorvo - 7 janeiro 12

AS, HV, ZM, TZ, PV(1), NP(1), MM(1), NM(2)

Todos imbuidos (como diria alguém...) num espirito muito especial, de digressão à Portus87, fomos para este jogo amigável com o desejo expresso de dedicar ao capitão. Também orfãos de Mister (desta vez não houve "for you!"), dividimos a tarefa a meias entre os dois fundadores presentes. Entramos com muita cautela, concentração e especialmente espirito de entre-ajuda e depois partir para o contra-ataque, e foi mesmo isso que aconteceu no nosso primeiro golo, bem cedo, o que ajudou ainda mais a tranquilizar e ganhar confiança. Fomos coesos e solidários a defender, cuidadosos e rápidos nas transições, criativos e eficazes no ataque, áh, é claro, brilhantes e seguros na baliza... até o Manel, a fazer lembrar o capitão, evitou um golo encima do risco. Conseguimos também uma eficaz e rápida (dado o frio...) rotação da equipa, que manteve uma constância impressionante que permitiu controlar sempre o jogo, mesmo quando o adversário atacou com 5, fechamos bem o "quadrado" e conseguimos assim a desejada e saborosa vitória, comemorada com o(a)s adepto(a)s na bancada! (os 6 MiniPortus presentes aproveitaram antes e depois do jogo para fazer o gosto ao pé, e lá se auto-organizaram nos joguinhos entre eles)... e siga a festa!